(+55) 48 3206 8542
+

O MÉDICO E O WHATSAPP: Grupos de discussão

Por: | Tags: , , | Comentários: 0

Banner AlertaParecer emitido pelo Conselho Federal de Medicina permite a criação de chats para a discussão e troca de informações, fotos e casos clínicos entre médicos.

A posição do CFM sobre o caso foi emitida após a solicitação de uma médica, a qual afirmou que o intuito desses bate-papos online é facilitar o diagnóstico de patologias mais raras, encaminhar pacientes para especialistas e aproximar a classe médica. Além indagar aos Conselheiros sobre a possibilidade legislativa dessa prática, questionou se seria necessário o cadastro do chat no Conselho Regional de Medicina competente.

O parecer foi coerente em admitir que, nos dias atuais, “a utilização das redes sociais para divulgação de assuntos médicos é uma realidade”.

Entenderam que a criação desses chats, com a finalidade supracitada, não fere a ética médica desde que respeitem o disposto nas Resoluções do CFM (principalmente as nº 1.643/02, nº 1.947/2011, nº 2.126/2015 e nº 1.391/2009). Ou seja, deve ser mantida a privacidade dos paciente que terão suas patologias discutidas — inclusive pertinente à divulgação de seus nomes e fotos identificativas — sendo vendada a mercantilização da medicina.

Concluindo o seu entendimento, não determinaram a necessidade de inscrição do chat no CFM, mas julgaram necessário que sua criação seja realizada por um médico e todos os profissionais participantes devem estar com a inscrição regular no CRM.

 

Leave a Reply

thời trang trẻ emWordpress Themes Total Freetư vấn xây nhàthời trang trẻ emshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữHouse Design Blog - Interior Design and Architecture Inspiration