(+55) 48 3206 8542
+

Retirada de pelos com laser é atividade exclusiva do médico

Por: | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários: 0

 

Banner AlertaO Conselho Federal de Medicina, em recente Parecer, entendeu que procedimentos estéticos (cosmiátricos) que utilizam laser para a retirada de pelos são atividades privativas do profissional médico.

Explicaram, no parecer CFM nº 23/16, que esses tratamentos são invasivos por atingirem camadas além da epiderme. Para tanto, interpretaram a Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/13), a qual preleciona que qualquer indicação e/ou execução de procedimentos invasivos devem ser efetuados exclusivamente por profissionais médicos.

Consideraram que os especialistas em dermatologia e cirurgia plástica possuem mais expertise para realizá-los, assim como para operar os equipamentos. Durante a residência médica eles recebem treinamento específico nessa área, assim como adquirem conhecimento para efetuar a devida anamnese e exame físico nos pacientes. Ou seja, eles têm propriedade para determinar quais parâmetros serão utilizados em cada procedimento, além de verificar se existe algum quadro clínico que possa vir a piorar depois do tratamento.

Com isso, somente os profissionais da área médica, preferencialmente os especialistas supracitados, estão habilitados para realizar a retirada de pelos. Inclusive, determinou que somente poderão ser realizados em estabelecimentos de saúde sob direção médica e que estejam de acordo com as normas básicas de segurança e vigilância sanitária vigentes.

 

Leave a Reply

thời trang trẻ emWordpress Themes Total Freetư vấn xây nhàthời trang trẻ emshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữHouse Design Blog - Interior Design and Architecture Inspiration